sábado, 13 de novembro de 2010

SALÃO 2010: AS JAPONESAS




No Brasil, a Honda e a Toyota são marcas praticamente idolatradas. Graças aos seus bons (e caros) modelos nacionais, muita gente passou a se interessar mais pelas outras marcas nipônicas representadas no Brasil. Todas estiveram no Salão 2010, ainda que algumas tenham deixado a desejar.


HONDA

Honda CR-Z

Honda FCX Clarity

Honda - Monoposto


Li num site que os stands da Honda e Toyota pareciam concessionárias um pouco mais enfeitadas. E concordei: não se viu ali nenhum lançamento para o mercado nacional; apenas paliativos para evitar o tédio. A Honda conseguiu isso montando um espaço onde, além dos carros, havia um palco e algumas intervenções apresentando o conceito EV-N – um dos 5 modelos escalados para entreter o público. Os outros eram o monoposto de Fórmula Indy da piloto Bia Figueiredo, os híbridos CR-Z e Insight, e o fantástico FCX Clarity, movido a hidrogênio, em sua versão de produção. Funcionou: o stand estava sempre lotado.


TOYOTA

Toyota Corolla Cromado

Toyota Fine-S

Toyota Prius Plug-in

A marca bem que tentou chamar a atenção como a arqui-rival, mas acabou fazendo-o pelos motivos errados. O conceito FT-EV, baseado no compacto iQ, queria fazer par com o conceito Fine S como novidade para o futuro, mas este último foi mostrado pela última vez em 2003 e ficou estranho expô-lo novamente. O Prius Plug-in, ainda que seja desconhecido do grande público brasileiro, não passa de uma versão do híbrido já vendido há anos em outros mercados. Além dos modelos já conhecidos da marca, o novo Land Cruiser Prado foi exibido, mas sem previsão de lançamento no Brasil. E o fiasco ficou mesmo por conta do horrendo Corolla cromado, que gerou comentários bem ferinos por parte de alguns visitantes.

NISSAN

Nissan Leaf

Nissan March

Nissan March - Interior

Dentre as nipo-brasileiras, o stand da Nissan foi o menor e o mais simples. Uma ala comprida e parcialmente fechada mostrava todo o catálogo da marca, que não chama necessariamente a atenção pela beleza ou ousadia no design de seus veículos. Como atrativos extras, narradores apresentavam os modelos que a montadora diz querer disponibilizar em breve para os consumidores brasileiros: o elétrico Leaf, de um lado do stand, e o compacto March, primeiro popular de uma marca japonesa no Brasil, de outro – com cadastro para concorrer ao primeiro modelo produzido no Brasil no próximo ano.

MITSUBISHI

Mitsubishi ASX

Mitsubishi i-MiEV

Mitsubishi Lancer Evolution X

A marca com fábrica em Catalão, GO, montou um stand bem parecido com o do último Salão, mas bem mais recheado de novidades. L200, Triton e Pajeros Full, Dakar, Sport e TR4 se uniram ao crossover conceitual PX-MiEV e ao elétrico i-MiEV. Dois outros modelos que serão, segundo a marca, produzidos no Brasil em 2012 foram mostrados. O Lancer Evolution X já é vendido no Brasil com motor 2.0 16v de 295 cv por quase 200 mil reais, ainda que seja diferente do futuro nacional, que concorrerá com os sedãs médios daqui. Também foi mostrado o ASX, SUV pequeno lançado no Salão com motor 2.0 16v de 160 cv que, por enquanto, será vendido aqui como importado.

SUBARU

Subaru Impreza Sedan WRX

Subaru Legacy

A Subaru, teoricamente, teria pouco a mostrar, mas ela surpreendeu os visitantes. Ainda que o stand não mostrasse nenhum conceito ou show, a marca, conhecida por seus modelos 4x4, além de seus conhecidos modelos Legacy, Forester e Tribeca, lançou duas outras versões do Impreza: o fabuloso sedan WRX STi, concorrente direto do Lancer Evolution X, com motor boxer de 305 cv e câmbio automático de 6 marchas, e o XV, uma versão off-road do modelo com motor 2.0 16v de 160 cv. Para completar, um Forester partido ao meio para mostrar a estrutura e o funcionamento de certas partes do carro.

SUZUKI

Suzuki Jimny

Subaru SX4

Os modelos da Suzuki já foram muito mais vistos nas ruas do Brasil, graças ao sucesso dos resistentes jipinhos Vitara e Samurai. A marca tenta retomar o reconhecimento de antes com novos (ou nem tanto) modelos de qualidade, ainda que discretos. No Salão, ela mostrou o Gran Vitara em suas 2 versões (4 e 6 cilindros), um Jimny modificado e sua versão civil – que a marca pretende fabricar no Brasil em breve –, além do crossover SX4, uma mistura de SUV e hatch, mostrado na versão normal e Mormaii – esta com bancos de couro, suspensão elevada e pintura especial.


Fotos: Maximiliano Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário