quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SALÃO 2010: MARCAS PREMIUM



Enquanto as marcas chinesas investem e batalham para se tornarem conhecidas em todo o mundo, as marcas chamadas “premium” não precisam fazer praticamente nada para chamar a atenção. Qualquer modelo que lancem, em qualquer tamanho e faixa de preço, vira sucesso automaticamente. Neste Salão, todas foram muito bem representadas por modelos de tirar o fôlego: superesportivos, conceitos, lançamentos e até modelos mais acessíveis, mas sempre excelentes.


Audi


Audi A1

Audi A1

Audi R8 Spyder

Audi RS5

Audi RS5

Audi TTS

A marca de Ingolstadt trouxe muita cor para o seu stand. O novo A1 (vermelho) chegou para competir com os compactos de luxo Mini Cooper, Fiat 500 e, mais adiante, Citroën DS3. O memorável (e também vermelho) RS5 disputou a atenção do público, com seu perfil musculoso e seu motor 4.2 V8 de 450 cv. Já o belo – e laranja – TTS Coupé foi, juntamente com o aristocrático A8, um dos carros mais difíceis de ser fotografado no Salão, tamanha a quantidade de pessoas os rodeando todo o tempo.

BMW / Mini


BMW Vision EfficientDynamics

BMW X3

Mini Countryman

Mini Countryman


A idéia da marca bávara, de mostrar somente carros brancos em seu stand, foi realmente uma das melhores deste Salão. Ela não mostrou tantas novidades: expôs o belo conceito Vision EfficientDynamics e limitou seus lançamentos ao ActiveHybrid 7 L (versão híbrida dos sedãs série 7) e ao novo X3, que se não mudou tanto no design, pelo menos ficou muito mais harmonioso e recheado de tecnologia. Mas a união do design dos modelos e da cor branca de todos eles criou uma atmosfera ao mesmo tempo futurista e muito chique ao stand. Já a Mini montou um stand minúsculo e jovem, suficiente para mostrar os 3 modelos que vende no Brasil: Cooper, Clubman e a nova Countryman – que ali foi a sensação.

Chrysler / Dodge / Jeep


Dodge Challenger SRT

Dodge Charger R/T Police

Dodge RAM

Jeep Grand Cherokee

Jeep Grand Cherokee


A Chrysler e suas subsidiárias não são marcas premium por natureza, mas o grande público assim as considera por causa dos modelos oferecidos aqui, geralmente com preços bem acima do poder aquisitivo da maioria. No stand único, desde o imponente Challenger até a gigantesca RAM e o renovado Grand Cherokee marcaram presença. Mas nenhum outro carro ali chamou tanto a atenção quanto o Charger R/T de polícia: todos queriam ser fotografados dentro dele.

Jaguar / Land Rover


Jaguar XF

Jaguar XJ

Range Rover Evoque


Range Rover Evoque


O Sr. Ratan Tata pode se orgulhar de suas novas marcas, que vêm rompendo com a antiga tradição de carros quadrados e conservadores. A Jaguar renovou sua linha de sedãs e trouxe para o salão os belos XF e XJ, que cativaram bem mais que o já conhecido (e já exposto) XKR. Já a marca de jipes mais tradicional do mundo, além de sua linha completa de modelos, expôs o belo Evoque, que foi mostrado no Salão de 2008 como protótipo.

Mercedes-Benz / Smart


Mercedes Shooting Break

Mercedes Shooting Break

Mercedes SLS AMG GT3


Em seu imenso stand, além da linha completa para o mercado brasileiro – que inclui o novo S400 Hybrid e o C180 CGI, sedã mais acessível da marca –, a Mercedes expôs 2 modelos de tirar o fôlego: a versão de competição do SLS, denominada AMG GT3, e o esguio protótipo Shooting Break. Já a Smart mostrou o Fortwo remodelado, também na versão Grey Style (cupê e conversível).

Volvo


Volvo C30 R-Design

Volvo C70 - Interior

Volvo S60

Volvo S60

Volvo XC60 R-Design

A Volvo também tem rompido com a tradição de produzir somente carros quadradões, embora jamais se esqueça do seu compromisso com a segurança. O belo SUV XC60 se juntou ao renovado C30 no stand da marca, marcando presença com as versões R-Design. O discreto, porém bonito conversível C70 também chamou a atenção. Mas quem roubou a cena foi o belíssimo S60, que mostrou que os tempos angulosos da marca escandinava ficaram para trás.

Fotos: Maximiliano Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário