sábado, 6 de novembro de 2010

SALÃO 2010: OS CARROS-CONCEITO (Parte 2)





Kia Soul'ster

Kia Soul'ster

Crossover baseado no Kia Soul que pode ser visto como um conversível ou uma picape, combinando ainda o espaço e a modularidade de uma minivan com um design esportivo.



Mitsubishi PX-Miev

O crossover japonês é um híbrido que agrega novos conceitos em tecnologia tanto na propulsão quanto no que diz respeito ao conforto dos usuários. A propulsão é feita por um motor 1.6 de 4 cilindros, que impulsiona as rodas dianteiras ou ou serve como gerador para as baterias dos 2 motores elétricos, um para cada eixo. Traz ainda estofamento antialérgico, redutor de compostos orgânicos voláteis, vidro que filtra a radiação UV-A, suspensão a ar controlada eletronicamente e monitoramento do movimento dos olhos do motorista, que determina seu nível de atenção.

Nissan Leaf

Não é mais um protótipo, mas vale a pena ser citado. O projeto, segundo a Nissan, é o primeiro carro totalmente elétrico produzido em grande escala com preço acessível e que atende plenamente às necessidades do consumidor comum. Com porte e espaço de hatch médio, ele traz um motor elétrico de 80 KW, ou o equivalente a 110 cv, e 28,5 kgfm, além de freios regenerativos e painéis solares na parte de trás do carro, que geram energia para as pequenas funções internas do carro.


Peugeot HR1

Peugeot HR1


O conceito é uma mistura de carro urbano, cupê e SUV pequeno, com design coerente com os novos padrões da marca (inaugurado com o 508) e que pode dar dicas de como será o novo 208. Traz tecnologia híbrida de propulsão, que combina um motor 1.2 THP de 3 cilindros a gasolina, que gera 110 cv, mais um elétrico de 37 cv, e pode fazer até 28,5 km/l. Tem tração integral e câmbio automatizado seqüencial de 6 marchas.



Renault Coupé Concept

Renault Coupé Concept

O conceito aposta mais na tecnologia embarcada. O sistema de abertura das portas faz os vidros se abrirem separadamente da moldura, ficando parecidos com asas de inseto. As chaves foram substituídas por um comando via celular Samsung (mesma marca dos sistemas de áudio e vídeo) e, em vez de retrovisores, o conceito tem câmeras nas laterais que projetam as imagens em uma tela touch-screen no painel, que também é multifuncional para sistemas de entretenimento e conectividade. O motor é um 2.0 turbo com 200 cv e 28,5 kgfm de torque, e o câmbio é manual de 6 marchas.



Renault Sandero Stepway Concept

Renault Sandero Stepway Concept


Apenas um exercício de estilo, traz alguns detalhes que podem ditar como será o Sandero remodelado, como o capô, os parachoques e as lanternas. Sua inspiração, segundo a marca, foi a moda feminina e, por isso, ele traz vários revestimentos diferenciados usados em griffes no interior e uma pintura em 2 tons com apliques.



Rossin-Bertin Vorax

Rossin-Bertin Vorax

Rossin-Bertin Vorax

Rossin-Bertin Vorax

Criação de Fharys Rossin, ex-designer da GM, e Natalino Bertin Junior, dono da Platinuss, pretende ser o primeiro supercarro brasileiro. A estrutura é toda inédita, com chassi de alumínio e carroceria de fibra de carbono, e o motor é um BMW V10 5.0 com 570 cv e câmbio seqüencial de 7 marchas, que pode levar o superesportivo a 330 km/h e fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.



Toyota Fine S

Toyota Fine S


O conceito da Toyota é uma proposta de carro ecologicamente correto, que alia design e desempenho. O motor é elétrico, alimentado por células de hidrogênio.



Toyota FT-EV

Toyota FT-EV


Outra proposta de carro ecológico voltado para os grandes centros urbanos, é uma versão conceitual elétrica do iQ, com bastante espaço interno e conforto para 2 ocupantes e autonomia de até 80 km.



Toyota Prius Plug-in

A principal diferença em relação ao já comercializado é que a versão apresentada no salão pode ter suas baterias de íons de lítio recarregadas em tomadas comuns de 110 e 220 volts.


Volkswagen L1

Volkswagen L1

Misto de carro e moto – leva 2 pessoas, uma atrás da outra –, o conceito da marca alemã consegue ser ágil e econômico ao mesmo tempo, graças à sua leveza (380 kg) e aerodinâmica (Cx de 0,19). Apesar de produzir apenas 39 cv (máximo) e 10,2 kgfm de torque com seus dois motores, um bicilíndrico turbodiesel common-rail com 800 cm³ de cilindrada associado a outro elétrico, ele pode atingir 160 km/h e fazer 67,1 km/l de diesel.


Fotos: Maximiliano Moraes

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