terça-feira, 9 de novembro de 2010

SALÃO 2010: AS QUATRO GRANDES



A Volkswagen foi a primeira montadora a se destacar em vendas no Brasil, graças ao eternizado Fusca. Depois, vieram Chevrolet e Ford, com seus modelos longevos e memoráveis. Por último chegou a italiana Fiat – que se tornou a número um do país em vendas. Hoje elas são informalmente denominadas de “As Quatro Grandes”, e detém a maior fatia de nosso mercado automotivo.



Era de se esperar, portanto, que fossem elas as donas das principais atrações do Salão do Automóvel de 2010. Infelizmente, isso não aconteceu. Sim, alguns lançamentos e carros conceito realmente chamaram a atenção do público, mas ainda assim faltou argumento para convencer de que elas ainda merecem estar no topo. Todas precisaram lançar mão de outros artifícios para prender a atenção dos visitantes.

A Fiat se limitou a mostrar como lançamentos o Bravo, nas suas duas versões (1.8 16v e 1.4 TJet), e o Uno Sporting. O Siena Sporting também estava lá, mas parece que pouca gente percebeu e ninguém soube responder quando estaria disponível para venda. No stand ainda se via todos os demais modelos do portfólio da marca, mas quem realmente chamou a atenção foram os conceitos Mio – com direito a um filme detalhando o carro, seguido de um game interativo, para os quais a fila parecia interminável – e Uno Cabrio (ambos com fotos no post anterior). Completaram o pacote de atrações as intervenções de improviso e a estação da rádio Jovem Pan.

Fiat Bravo TJet

Fiat Bravo TJet

Fiat Siena Sporting

Fiat Uno Cabrio

Fiat Uno Sporting

A vizinha GM, sem ter muito de novo para mostrar, povoou seu stand com vários Camaro, no qual várias atrações se basearam: shows, gravações de comerciais pelo público (sem divulgação na mídia; apenas para ser enviada por e-mail a quem participou), um simulador virtual e até um Camaro rádio-controlado em escala real. Falando em Camaro, o transformer Bumblebee apareceu, mas não se mexeu. Um Agile estilizado para o off-road leve e o belo show-car Aveo RS (que acabou ofuscando o primeiro) também deram as caras. O Omega, importado australiano que eles teimam em chamar de “novo” ainda que seja praticamente igual ao anterior, um Celta preparado, o americano Malibu e os demais (e antiquados) modelos da marca completaram a mostra, com exceção da Blazer. Graças a Deus.

Chevrolet Agile CrossSport

Chevrolet Aveo RS

Chevrolet Camaro

Outra vizinha, a Ford, apostou no New Fiesta Sedan como carro-chefe da mostra – parte da diversão era compará-lo ao velho Fiesta Sedan e ver a superioridade deste em espaço interno e na articulação da tampa do portamalas, por exemplo. Cada extremidade do stand também trazia uma atração: uma F-250 americana (que, ao lado da brasileira, fazia esta parecer pequena), a parruda Explorer America, o conceito Start e o Mustang Shelby 500 (ainda que este pudesse ser visto duplamente em outro stand, numa disputa de direitos de exposição que ninguém entendeu). Fusion Híbrido, novo Edge e os demais modelos à disposição no mercado brasileiro (menos a famigerada Courier) completaram o cardápio da montadora, que não trouxe nenhuma atração teatral ou musical. Só ficou faltando o New Fiesta Hatch.

Ford Edge

Ford Edge

Ford F250

Ford Mustang

Ford New Fiesta Sedan

Ford New Fiesta Sedan

Dentre as nacionais, a vitória em lançamentos acabou ficando com a Volks. Esta quis chamar a atenção para o seu stand expondo os novos Jetta e Passat, bastante parecidos entre si, além da nova Touareg (comum e híbrida), da Amarok cabine simples e da bela Saveiro Rocket, especialmente preparada para o Salão. No meio do stand o conceito L1 atraia olhares com suas formas fluidas e esguias. Demais modelos da marca (variações de Gol, Fox e Polo, bem como a Amarok cabine dupla) ocupavam seus lugares; alguns com mais destaque, outros com menos.

Volkswagen Amarok Cabine Simples

Volkswagen Jetta

Volkswagen Jetta

Volkswagen Passat

Volkswagen Passat

Volkswagen Touareg Hybrid

Volkswagen Saveiro Rocket

Volkswagen Saveiro Rocket

Curioso mesmo foi ver como a quase sessentona Kombi, desta vez transformada em um Karaokê – ou Kombiokê –, ainda consegue ser vedete, e como a Volks se esforça para emplacar a Seat por aqui, expondo um único modelo (Leon Cupra) num espaço sem graça e com atendentes insistentes tentando roubar seu tempo com uma pesquisa extensa e cansativa sobre o carro. Pelo menos o modelo em si é bonito.


Seat Leon Cupra

Seat Leon Cupra


Fotos: Maximiliano Moraes

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