terça-feira, 22 de janeiro de 2013

JAC J6 DIAMOND: VALE O INVESTIMENTO





No princípio desta avaliação cogitamos como seria por à prova um carro chinês com mais de 22 mil km rodados no hodômetro. Não que seja muito, mas é comum testarmos carros mais novos. E a J6 já passou pela mão de vários motoristas, enfrentando estradas e situações diferentes. Por isso achamos pertinente avaliar se a JAC J6 Diamond é realmente segura e confortável como sugere e se vale o investimento.



Depois de uma viagem longa, porém tranquila até o interior de Goiás, enfrentamos um percurso de volta muito mais tenso. Viajar com chuva não é legal; com muita chuva e por mais de 500 km ininterruptos, muito pior. A JAC J6 Diamond enfrentou pouca visibilidade, muita água empoçada e até lama (trecho em obras na BR 365) entre Anápolis (GO) e Uberaba (MG). Ali os freios e o ar condicionado automático brilharam. Os discos na dianteira e na traseira com ABS seguraram o carro sempre com vigor, sem qualquer desvio de trajetória e sempre transmitindo segurança, enquanto o ar impediu que a enorme área coberta pelos vidros embaçasse, além de manter o ambiente mais agradável com a temperatura selecionada.



Houve também destaques negativos. Não fosse o ar condicionado ajudando, as palhetas gastas tornariam a viagem impraticável. Bem, isso se resolve colocando novas, mas com a suspensão não é bem assim. O excesso de chuva danificou algumas seções das rodovias BR 153, BR 365 e BR 050, onde às vezes foi preciso quase parar o carro para transpor o trecho em primeira marcha. Sem problema nessa velocidade. Mas a suspensão que faz da J6 um carro confortável e estável numa estrada boa em alta velocidade, permitiu batidas secas e desconforto em estradas ruins, se mostrando macia e permissiva demais nessas condições. Agrava a situação e o risco o fato de a minivan não ter protetor para cárter ou câmbio.



Mas ela passou desta com total integridade, exceção à imundície da carroceria. Na última semana os percursos foram essencialmente urbanos na cidade de Campinas (SP), com esticadinhas até Americana e Paulínia (SP). Até instrumentos musicais grandes ela carregou (um piano digital de 88 teclas e um contrabaixo acústico), mostrando que é adequada ao transporte de grandes volumes sem prejuízo nem aos ocupantes nem à carga. Foi o fim de semana, porém, que agitou mais as coisas para a JAC J6.

Descemos para Santos na sexta-feira. Malas, sacolas e até patinetes se acomodaram perfeitamente no porta-malas sem que fosse preciso retirar os bancos; somente os encostos foram abaixados. Preferimos a Anchieta para testar o comportamento da minivan numa descida de serra. Outra vez a suspensão: ela é, sim, macia, mas segura bem o carro nas curvas e isso é o que importa. Outra vez os freios: são excelentes, nada mais. Pena que não deu pra aproveitar tanto o litoral.



Outra vez, choveu muito. E como não deu praia, colocamos uma galera dentro do carro para passear. A medida certa: 5 adultos e 2 crianças acharam lugar e conforto na minivan, que pôde ser fotografada na orla num brevíssimo momento de estiagem. De lá, fomos direto para Sorocaba e a subida da Imigrantes mostrou o quanto o motor da J6 é elástico: 4ª marcha por toda a serra, sem qualquer necessidade de redução. Aliás, apesar de ser o propulsor mais antiquado da linha (os 1.3 e 1.5 VVT à disposição nos demais modelos da JAC são mais modernos), seria injusto deixar de dar crédito ao 2.0 16v que serve a minivan.



Seu funcionamento é silencioso e bastante suave, e tanto torque quanto potência (136 cv a 5.500 rpm e 19,1 kgfm de torque a 4.000 rpm) são adequados para uma condução segura na estrada e arrancadas firmes na cidade. Em simulação de desempenho (sem equipamentos aferidos, somente com cronômetro e marcações no velocímetro), o RACIONAUTO conseguiu as marcas de 12,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, 17,1 s para retomar de 80 a 120 km/h em 5ª, 15,8 s para ir de 60 a 100 km/h em 4ª e 11,9 s para ir de 40 a 80 km/h em 3ª marcha. O consumo durante todo o teste foi moderado, chegando a 10,11 km/litro de gasolina na média (8,98 km/l na cidade e 11,24 km/l na estrada). Nada mal para um carro com 1.500 quilos.



De Sorocaba seguimos novamente para Campinas e de lá para São Paulo, onde a J6 Diamond foi devolvida no escritório da JAC Motors. Sem dúvida, é um ótimo veículo para viajar e para curtir as férias. O motorista vai encontrar um carro gostoso, com boa posição de dirigir e desempenho geral satisfatório. Os ocupantes encontrarão bancos confortáveis, muito espaço e comodidade. Sim, há ressalvas: o painel cansa um pouco à noite, não há computador de bordo nem câmbio automático e a J6 é inadequada para estradas com pavimentação ruim. Quanto à quilometragem do carro e sua relação com o estado geral de conservação, há 4 considerações:
- A marcha-a-ré tinha engate difícil, sendo às vezes necessário engatar todas as demais marchas várias vezes até conseguir.
- Os botões no volante que controlam o sistema de som funcionavam como queriam, quando funcionavam.
- O desprendimento da forração interna da caixa de roda dianteira direita fez com que o pneu raspasse nesta em todas as curvas fechadas para a direita em baixa velocidade.
- Como já foi dito, as palhetas estavam gastas.

Nenhum outro problema mecânico, elétrico ou eletrônico foi constatado, o que é um bom sinal. Ao todo, foram 4.184 km rodados, com veredicto favorável ao monovolume. Vale sim o investimento.

Fotos: Maximiliano Moraes

7 comentários:

  1. Tenho um J6 exatamnte igual a este da foto, e não tenho o que reclamar. Ando vendo por aí comentários puramente preconceituosos com os chineses, possivelmente de quem nem andou no carro.

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  2. AMIGOS, ESTOU SENDO SINCERO

    TENHO UMA J6 PRETA, UM J5 BRANCO E UM J3 TURIM PRETO.

    E NÃO ME ARREPENDO UM MINUTO SEQUER, CANSEI DE CARROS A PARTIR DE .............. E ACABA SAINDO MUITO CARO.

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  3. Pessoal comprei meu J6 Diamond agora dia 09/04/14 com 50.000 km revisões em dia e é só alegria. Recomendo sim para todos. Concordo com o amigo André. Ninguém fala sobre o erro de projeto que veio o Grand Siena né? Por que será?

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  4. Sou fã também do meu J6, excelente nas curvas e para em qualquer condição.

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  5. Olá, pessoal tenho um j6 2014 adoro ele em tudo, ainda mais que o carro é lindo.

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  6. Olá, pessoal tenho um j6 2014 adoro ele em tudo, ainda mais que o carro é lindo.

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  7. Olá pessoal, tenho achado este carro bem interessante mas tenho uma dúvida. Preciso percorrer estradas de terra com frequancia, este carro é viável para isto? Atualmente tenho um spacefox confort line e me atende bem para isto, mas o Jac é maior e seria bom...

    Agradeço por informações...

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