quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CINCO MIL QUILÔMETROS COM O JAC J3 TURIN S - IMPRESSÕES FINAIS



Fim do tradicional roteiro de férias, com quase 5 mil quilômetros enfrentados pelo JAC J3 Turin S 1.5 Jet FlexÉ a quinta vez que colocamos um JAC na estrada para uma avaliação deste porte e o resultado vai além do que foi constatado neste teste.

O melhor do J3 Turin S foi seu desempenho. O acerto mecânico ficou realmente bom, sem perda de torque mesmo em baixas rotações: bendito sistema VVT. Com potência de 127 cv com etanol e 125 com gasolina, o motor 1.5 16v é o mais potente com esta cilindrada no país, se aproximando do HB20 e superando Onix e o novo Ka+. E o consumo até que foi moderado, com média final de 9,27 km/l de etanol.



Foi destaque ainda, como não poderia deixar de ser, a quantidade de equipamentos em relação ao preço, de R$ 41.990,00. Com este mesmo valor só é possível comprar as versões 1.0 mais equipadas dos concorrentes. Mas ainda faltam itens como computador de bordo, Isofix e um sistema de áudio mais elaborado. O som do Turin S, além de ter um display com péssima visualização durante o dia, tem má qualidade sonora, entrada USB que carece de adaptador e poucos recursos. Outra de suas qualidades é o acerto da suspensão, que encara como poucos a buraqueira da cidade, suporta bem a carga em viagens e é capaz de enfrentar até estradas de terra com desenvoltura surpreendente.



Seu calcanhar-de-aquiles, por outro lado, é mesmo o espaço. Um cara grande não tem alternativa: para dirigir, ou chega o banco todo pra trás, reclina o encosto mais do que o natural e massacra as pernas de quem está atrás dele ou o posiciona mais à frente e fica com dor na coluna e nas panturrilhas. No porta-malas, o menor do segmento, também há limitação de espaço. Nas viagens mais longas ele comportou uma mala grande, uma média e uma bolsa, além de sacolas enfiadas nos nichos que sobraram. Não coube mais que isso.



Espaço tem se tornado exigência primária para compradores de sedãs compactos. Além do mais, a chegada dos novos sedãs do mercado, especialmente o trio HB20 / Onix / Ka+, faz a renovação da linha de compactos da JAC se tornar ainda mais necessária e urgente. Por outro lado, nenhuma outra marca chinesa atuante no Brasil retrata com tanta clareza a capacidade de evoluir e se adaptar a novos mercados dos chineses. O J3 Turin S, ainda que esteja defasado em relação à concorrência, deixa isso ainda mais evidente. Basta se lembrar que pouco mais de 2 anos separam a primeira avaliação "Na Estrada" do J3 Turin desta, e isso mostrou que, sim, é possível evoluir em pouco tempo se o mercado pedir e se a marca quiser.

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