segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CHEVROLET S10 FREERIDE - AVALIAÇÃO



A Chevrolet S10 é um dos modelos com mais versões disponíveis no Brasil. Dentre cabines simples ou dupla, tração 4x2 ou 4x4 e motores 2.4, 2.5 ou 2.8 diesel há nada menos que 14 versões para o consumidor escolher. De olho no comprador que mora na cidade e precisa (ou gosta) de espaço para carregar mais volume ou peso a Chevrolet lançou a versão Freeride, que traz motor 2.5 Ecotec flex, tração traseira e uma interessante lista de itens de série.



A decoração da S10 Freeride é discreta mas dá a ela personalidade própria. As rodas com aro 16 seguram pneus com medida 245/70 próprios para o asfalto. A caçamba traz santantônio e capota marítima, enquanto as laterais trazem adesivos que identificam a versão. Com os R$ 95.340,00 (preço de tabela) pedidos por ela o comprador leva direção hidráulica com coluna regulável em altura, banco do motorista com ajuste de altura, ar condicionado analógico, vidros elétricos com one-touch, alarme com fechamento automático de vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, sistema multimídia MyLink com áudio e Bluetooth, câmera de ré, faróis de neblina, airbag duplo e ABS.


Mas o ponto forte da S10 Freeride é mesmo o motor. O bloco 2.5 16v Ecotec com injeção direta dá à picape de 5,35 m de comprimento e 1.856 kg desempenho similar ao de um sedã médio, com aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos e retomadas de velocidade dignas mesmo sem reduções de marcha. O torque de 27,3 kgfm com etanol chega ao pico só em 4.400 rpm, mas é possível explorar boa parte dessa força já na casa das 2 mil rotações. Os 206 cv de potência (também com etanol), por outro lado, seriam suficientes para levar a picape bem além dos 163 km/h limitados eletronicamente, mas por prudência é bom não chegar nem perto disso.


A suspensão é excelente para qualquer situação que vá do asfalto bom, mantendo a velocidade regulamentar da via, até estradas de terra com conservação mediana em velocidade média, no máximo. Andar muito rápido com a Freeride deixa a traseira meio solta, ainda que a direção se mantenha firme. Essa mesma característica se faz notar ainda mais em estradas de terra; a combinação de motor forte, tração traseira, pneus de asfalto e ausência de controles de tração e estabilidade pode fazer a picape perder a traseira facilmente se não houver cuidado. No asfalto, porém, ela pode não ser nenhuma devoradora de curvas mas não deixa a desejar em estabilidade.


Se a vontade de acelerar for contida a S10 Freeride vai atender muito bem, inclusive na cidade. Mesmo compridona e pesada ela é obediente e previsível no trânsito, e o conforto de rodagem é garantido até com o carro cheio. Espaço não falta nem na frente nem atrás. Os bancos são revestidos com tecido - eu prefiro - e ha apoio lateral suficiente. Famílias vão adorar a boa quantidade de porta-trecos e porta-copos nas portas, entre os bancos dianteiros, no console e até nas extremidades do painel. O motor funciona suave e só se faz notar em acelerações mais fortes, inclusive com um ronco gostoso. O silêncio a bordo merece destaque.


Uma das vantagens do motor Ecotec é ser econômico, guardadas as devidas proporções. Para uma picape deste porte a média final de consumo de 7,6 km/l de etanol, registrada pelo computador de bordo depois de quase 1.500 km rodados em 1 semana, pode ser considerada mais que aceitável. Uma das desvantagens é a qualidade do acabamento, simples demais para um carro de R$ 95 mil. Não há nada malfeito, mas nada vistoso.


A proposta da S10 Freeride, ainda que pareça contraditório, é ser urbana. Há quem diga, fazendo as contas, que vale mais a pena comprar um sedã médio para a cidade do que uma picape do porte da S10 Freeride. Na nossa opinião é questão de prioridades, não de um "na-ponta-do-lápis". Na própria linha S10 há versões que custam pouco mais e trazem uma lista mais generosa de equipamentos - a LTZ, por exemplo, traz revestimento em couro, ar digital, central multimídia mais completa e lanternas em led. Mas quem não faz questão de certos aparatos tecnológicos e precisa de espaço, desempenho e conforto na medida, levando ainda versatilidade e resistência, pode ver na Freeride uma das melhores opções do mercado. Pra nós ela vale quanto custa.


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