terça-feira, 2 de maio de 2017

SEGURO PARA AUTOMÓVEIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

PUBLIPOST


Pasme: mesmo com tantos contratos de seguros para automóveis sendo expedidos mês a mês ainda há clientes que preenchem a papelada sem saber realmente o que estão fazendo, que tipo de seguro e qual cobertura estão contratando. Uns se confundem com os termos utilizados comumente, enquanto outros se embolam com a burocracia imposta pelas seguradoras - às vezes por causa da lei e outras dos termos contratuais que não são lidos ou compreendidos - na hora de exigir seus direitos.


Essa é uma cartilha simples com o "bê-a-bá" dos seguros automotivos, explicando cada termo, obrigações e direitos da operadora e do contratante. Pode parecer trivial, mas servirá para você não se perder mais quando for ler seu contrato, solicitar os serviços da seguradora ou, na pior das hipóteses, acioná-la em caso de acidente.

O que é Seguro Auto?

Seguro Auto é um contrato entre o proprietário do automóvel e a seguradora, que tem por objetivo garantir a cobertura financeira a partir dos riscos de sinistros que foram contratados e caso eles venham a se concretizar. Assim, o proprietário não precisará arcar com as despesas do conserto e não terá prejuízo, já que a seguradora, a partir da assinatura do contrato, se torna responsável por custeá-las.

O que é sinistro?

O termo "sinistro" é usado para definir todos os riscos que o proprietário do veículo corre e que devem ser cobertos pela seguradora a partir da assinatura da apólice de seguro, caso se concretizem. Por exemplo, se o dono de um veículo, na hora de contratar seu seguro, optou pela cobertura em caso de uma batida no trânsito, a batida em si é chamada pela seguradora de sinistro.

Quais os tipos de seguro existentes no Brasil?

No Brasil existem dois tipos de seguro: o obrigatório, ou DPVAT (pago a cada ano junto com a renovação dos documentos do veículo) e o facultativo, ou aquele que o proprietário do veículo contrata na seguradora de sua preferência. Neste, é o dono do veículo que escolhe quantas e quais coberturas deseja contratar. Por outro lado, o valor do seguro não depende somente da quantidade contratada - obviamente, quanto mais, maior o valor do prêmio pago à seguradora. Mas há outros fatores que precisam ser considerados antes de definir esse valor

O que é prêmio?

Para que o proprietário de um veículo contrate um seguro auto ele precisa, obviamente, realizar o pagamento de certa quantia à seguradora. Essa quantia varia de acordo com o modelo e ano de fabricação do veículo, idade, gênero e perfil do motorista, região em que mora e, como já dissemos, quantidade e tipos de coberturas que foram contratadas, entre outros pontos importantes. A seguradora, de posse dessas informações, faz o cálculo da indenização a pagar e da franquia a receber caso um sinistro aconteça. É importante saber que o pagamento da indenização ao segurado caso as prestações do prêmio estejam em dia. Caso alguma parcela esteja em atraso a seguradora poderá até antecipar o fim do prazo de vigência que havia sido contratado.

O que é franquia?

A franquia é a participação obrigatória do segurado nos custos de perda parcial do veículo. Se o veículo sofrer danos mas não chegar a dar perda total, então o contratante pagará a franquia e a seguradora, o restante. No entanto, há casos em que o segurado não precisa pagar a franquia, e são estes:
- Perda total do veículo (conserto orçado em 75% ou mais do valor segurado);
- Incêndio, Raio e Explosão acidental;
Veículo roubado ou furtado e não encontrado (caso seja encontrado, haverá pagamento de franquia para reparar danos que o automóvel possa ter sofrido nas mãos dos ladrões);
- Quando o segurado entra como "terceiro" na cobertura de danos materiais e morais a terceiros do seguro do responsável pelo acidente.

É importante, porém, ressaltar que mesmo sem a obrigação do pagamento da franquia o acionamento do seguro levará à perda de bônus, como em qualquer outra situação de sinistro. Bônus são descontos que a seguradora pode oferecer ao segurado na renovação de seu contrato em caso de ausência de sinistros durante o período de vigência do contrato anterior, e podem ou não ser cumulativos.

J&E Corretora de seguro é especialista em seguro para automóveis e possui condições e preços diferenciados para seguro de carros e motos na Porto Seguro e Seguro Fiança Itaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário