segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SALÃO 2010: AS COREANAS



Com exceção das marcas de supercarros, talvez nenhuma montadora tenha brilhado tanto neste Salão quanto as coreanas. Hyundai, Kia e Ssangyong se destacaram pelo número de lançamentos e pela qualidade dos produtos expostos, que justificam o aumento constante em suas vendas no país e os stands sempre congestionados.


A Hyundai trouxe para o Salão, além de alguns modelos já mostrados em 2008 e bem conhecidos do grande público, os imponentes Genesis e Equus, que prometem abalar o mercado oferecendo o mesmo que seus similares alemãos (BMW 5 e 7, Mercedes E e S, Audi A6 e A8) e ingleses por muito menos dinheiro. Mas quem realmente chamou a atenção foi o belíssimo Sonata, junto com o já badalado ix35 (que, de tão cercado de gente, não pôde ser fotografado). Finalmente, o conceito Nuvis mostrou o que poderemos ver nos modelos da marca no futuro.


Hyundai Equus


Hyundai Genesis


Hyundai Sonata


Hyundai Sonata


A Ssangyong, enfim, abriu os olhos para as preferências dos consumidores ocidentais, que observam as qualidades dos carros mas não abrem mão da beleza. O novo Korando, um SUV moderno (ainda que não revolucionário), bem acabado e com dimensões semelhantes às de Sportage e ix35, inaugura esta nova fase da marca. Junto a ele, no pequeno stand da coreana, estavam os demais modelos do catálogo brasileiro.


Ssangyong Korando


Ssangyong Korando


Ssangyong Korando - Painel


Quem, porém, realmente surpreendeu a todos com 6 lançamentos – motivo que levou à lotação constante do stand – foi a Kia. Os modelos já conhecidos da marca se juntaram aos belos sedãs Optima e Cadenza, que concorrerão no mercado de sedãs médio-grandes e grandes (para os padrões brasileiros). O sedã Cerato ganhou a companhia de sua versão hatch e do cupê esportivo Koup. O bem-sucedido Soul agora é Flex, sendo o primeiro coreano vendido no Brasil com esta tecnologia. E o novo Sportage, enfim, deu as caras e mostrou a que veio. O conceito Soul’Ster e o Mohave-robô completaram o pacote de atrações.


Kia Cadenza


Kia Cerato Hatch


Kia Cerato Koup


Kia Optima


Kia Optima


Kia Soul Flex


Kia Sportage


Fotos: Maximiliano Moraes

Um comentário:

  1. O grupo coreano Hyundai/Kia está realmente impressionando, principalmente no preconceituoso e imaturo mercado brasileiro. Estão de parabéns pela qualidade dos produtos; design, tecnologia, acabamento e ainda preços competitivos. Só espero que continuem assim pois as tradicionais deixam muito a desejar.

    ResponderExcluir