sábado, 6 de novembro de 2010

SALÃO 2010: OS CARROS-CONCEITO (Parte 1)




Comemorar 50 anos é um feito memorável. Com sua primeira edição em 1960, sendo primeiro anual e depois passando a bienal, o Salão do Automóvel de 2010 celebra seu aniversário trazendo a maior variedade de marcas e modelos de toda a sua história. E dentre esses modelos se destacaram os carros-conceito – igualmente, nunca em tão grande número por aqui.



Chevrolet Aveo RS

Chevrolet Aveo RS

O protótipo da GM – que está bem perto de ser uma versão definitiva – traz design esportivo inspirado em modelos europeus, com vários elementos próprios da nova identidade da marca, incluindo a imensa grade bipartida. O motor é o 1.4 Ecotec Turbo, com 138 cv, e o câmbio é manual de 6 marchas.

BMW Vision Efficient Dynamics

BMW Vision Efficient Dynamics

O belo conceito da marca bávara é uma proposta de carro esportivo híbrido, que combina um motor 1.5 turbodiesel e 2 motores elétricos, um em cada eixo, para obter até 356 cv de potência e 81,6 kgfm, com autonomia prevista de até 690 km, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Fiat Mio

Fiat Mio

O Fiat Concept Car III, ou Fiat Mio, é o primeiro carro integralmente idealizado por Creative Commons, ou seja, por sugestões de pessoas de todo o mundo através de um site especialmente construído para isso. A proposta é um veículo urbano compacto e econômico que utiliza materiais ecológicos em sua construção e energia limpa para sua propulsão, além de muita tecnologia e interatividade com o motorista via gadgets e sistemas operacionais próprios.

Fiat Uno Cabrio

Fiat Uno Cabrio

Exercício de estilo da marca. Traz um painel diferente do modelo convencional, com instrumentos de medição do turbo, da pressão do óleo e do combustível, além de grafia distinta. O revestimento é mais sofisticado, as rodas são de alumínio com 17 polegadas, as lanternas são diferentes e o motor é o mesmo do Punto TJet.


Ford Explorer America

Ford Explorer America


A marca afirma que, no futuro, os SUVs ainda serão grandes, mas terão tecnologia de construção e propulsão que os tornará mais leves e eficientes. O conceito combina linhas modernas com um novo conceito em construção, carroceria mais leve e melhor dirigibilidade. Traz ainda o novo motor EcoBoost 3.5 V6 com turbo e injeção direta, que gera 344 cv.


Ford Start Concept

Ford Start Concept

O compacto é uma proposta de veículo urbano que poderá ser o novo carro global da marca. Segundo a Ford, será o carro perfeito para as 20 maiores cidades do mundo. Traz um motor Ecoboost 1.0 com 3 cilindros, turbo e injeção direta, que pode gerar até 100 cv.


GT by Citroën

GT by Citroën


O belíssimo e arrojado esportivo da Citroën não é um carro para as ruas, mas para os games. É a versão real do que será um dos principais atrativos da quinta versão do game de corrida “Gran Turismo” para PlayStation. Com 4,96m de comprimento, 2,08 de largura e 1,09 de altura, o GT tem, segundo a marca, um motor elétrico que é alimentado pela energia produzida pela reação química das células de hidrogênio.


Honda EV-N

Honda EV-N


Veículo urbano elétrico, o modelo retrô da Honda, inspirado no N360, vendido na década de 60, pode levar 4 pessoas e tem um teto totalmente revestido com células fotovoltaicas, que ajudam na recarga de energia através da luz solar.


Hyundai Nuvis

Hyundai Nuvis


O conceito da marca coreana antecipa algumas soluções de estilo para os próximos modelos da marca. Desenvolvido no centro de design da Hyundai na Califórnia, EUA, traz um propulsor híbrido e transmissão automática de 6 velocidades.


Fotos: Maximiliano Moraes

2 comentários:

  1. Me amarrei no design do Fiat Mio e do Ford Start! Salão acabando e eu nem fui... Abração, Max!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o máximo o Start e o EV-N. O Mio é a bizarrisse mais fofa dos últimos tempos. Acho q vira febre! Adorei as fotos!

    ResponderExcluir