sexta-feira, 2 de setembro de 2016

CHEVROLET SPIN ACTIV 2017 - AVALIAÇÃO



Num mercado mal provido de monovolumes compactos a Chevrolet Spin é vista como alternativa para famílias, taxistas e muita gente que tem empresas ou negócios pequenos. Mas, reclamação recorrente, o consumo alto era um de seus calcanhares-de-aquiles. Certa vez peguei um táxi, uma Spin e perguntei ao motorista se ele gostava do carro. "Eu gosto da Spin, ela aguenta o tranco. Mas a Chevrolet precisa trocar esse motor. Bebe demais, quebra a gente."


Spoiler abaixo do para-choque dianteiro é só uma das mudanças aerodinâmicas da nova Spin Activ

Enquanto não mexe na aparência, coisa que deve acontecer em breve, a GM fuçou em tudo o que podia pra deixar sua minivan mais econômica. Por fora praticamente não há mudanças - o spoiler abaixo do para-choque dianteiro talvez seja o único indício externo de modificações -, mas o que mudou na alma... O tempo que passamos com a Spin Activ 2017 comprovou isso.


A GM fala em mais de 100 componentes aperfeiçoados, tudo pensado para reduzir arrasto aerodinâmico, otimizar o funcionamento do powertrain e, enfim, reduzir o consumo. Dentre as principais alterações estão a introdução de um novo conjunto de pistões, bielas e anéis, mais leves, bem como a mudança do óleo lubrificante, agora com especificação 0W20 (menos viscoso). A taxa de compressão foi revista, o gerenciamento elétrico e eletrônico estão mais eficientes e há um sistema de arrefecimento totalmente novo.

Central multimídia MyLink 2 espelha celulares via Android Auto ou Apple CarPlay

A principal novidade desse sistema é a grade ativa do radiador (ou Active Grille Shutters), que funciona assim: quando o motor pede mais refrigeração as grades permanecem abertas, mas em certas situações de velocidade e clima, quando não há tanta necessidade de ar, as grades se fecham para otimizar a aerodinâmica. Falando nisso, há também novas chapas na parte inferior do carro e o dito spoiler na frente, que ajuda a desviar o fluxo de ar.


Enquanto estivemos com a Spin Activ 2017 percebemos um carro mais solto e suave que aquele que testamos em março do ano passado. Primeiro, porque as alterações no motor 1.8 8v trouxeram mais potência e torque, e a força agora chega mais cedo: são agora 111 cv (contra 108) e 17,7 kgfm a 2.600 rpm (contra 17,1 a 3.200). Segundo, porque o ar encontra agora menos resistência e as rodas giram mais soltas graças a novos rolamentos e aos pneus de baixa resistência ao atrito.


Silenciosa ela já era e continua assim, mas ficou também mais suave. O câmbio automático, que ganhou ajustes, agora faz trocas mais lineares e mantém as rotações lá embaixo, os giros estacionando em 2.600 rpm - justamente a faixa de maior torque - a 120 km/h. O sistema de direção ganhou assistência elétrica, que não rouba potência do motor e garante , junto com os conjuntos revistos de amortecedores, molas, batentes e barra estabilizadora, dirigibilidade mais apurada e manobras facílimas. Pra terminar, o sistema de freios agora tem menos peças e está mais eficiente.


Você não vê nada, mas nota tudo. O objetivo principal, redução do consumo, foi atingido com louvor: conseguimos, usando somente gasolina, média de 12,4 km/l em circuito misto, variando entre cidade e estrada. A Spin Activ continua espaçosa, mais nos bancos da frente que nos de trás, com um porta-malas imenso e o visual bacana que as outras Spin não têm, e de quebra agora se tornou um carro muito mais gostoso de se conviver.


Não pense que só alterações mecânicas estão na Spin 2017. Toda a linha agora conta com o OnStar de série, com pacotes diferentes para cada versão (as mais simples, só com rastreamento e bloqueio via app, e as mais completas com o bendito concierge que fala até a previsão do tempo pra você). A central multimídia MyLink está na segunda geração e espelha celulares via Android Auto e Apple CarPlay, e há agora monitoramento de pressão de pneus.


SUVs estão na moda, mas com a mochilinha atrás a Spin até que vira boa opção para quem quer visual, praticidade e boa convivência com o carro. O preço compensa bastante: ela custa R$ 69.990,00, preço de versão de entrada de SUV compacto. Pensa aí.

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