quinta-feira, 7 de junho de 2012

SOBRE O DESEMPENHO DO J5



Foto: Maximiliano Moraes

O perfil de quem compra sedã premium e médio é parecido: ambos querem desempenho, espaço e status. A diferença está na conta bancária, essencialmente. Essa é a estratégia da JAC com o J5: oferecer um sedã médio com preço de premium. O problema é que junto com o tamanho de médio vem o peso de médio, e junto com o preço de premium vem o motor de premium. E essa combinação não costuma funcionar muito bem.


Foto: Maximiliano Moraes

Foto: Maximiliano Moraes

O desempenho do J5 na cidade é bem adequado, como já foi constatado. Mas sedã é carro de família e deve ser bom na estrada também, especialmente em situações de ultrapassagem – e nestas o torque, como não cansamos de dizer, é o mais importante. Compare os dados do J5 com a concorrência:


Pela tabela percebe-se a principal deficiência do J5: muito peso e pouco torque. Em números absolutos o Honda Fit e o Polo Sedan ainda saem perdendo do sedã chinês, mas o Honda é o mais leve dentre todos e o VW pode aproveitar todo o torque disponível bem mais cedo. Na prática, para aproveitar bem a força disponível no JAC é preciso pisar fundo. Simulação de retomada de velocidade com o J5 feita pelo RACIONAUTO comprova:
40-80 km/h, 3ª marcha: 9,4 s
40-80 km/h, 2ª marcha: 6,8 s
60-100 km/h, 3ª marcha: 14,8 s
60-100 km/h, 2ª marcha: 9,6 s

Foto: Maximiliano Moraes

Foto: Maximiliano Moraes

O J5, no final das contas, é para o motorista que gosta de aproveitar a viagem mais do que apostar corrida com outros carros na estrada. Quer viajar com ele? Encha o carro, aproveite bem o espaço interno e o bom porta-malas, e numa ultrapassagem, faça-o gritar se preciso.

4 comentários:

  1. Tô fora. Não traz status, não tem motor, não tem acabamento. Na hora de vender, qualquer valor mínimo serve.

    ResponderExcluir
  2. A motorização do J5 realmente não é lá tudo isso. Mas dizer que n traz status já é dar de louco. O carro é lindo, especialmente na cor branca. A frente dele é sinistra.

    ResponderExcluir
  3. O motor do JAC J5 é construido em bloco de alumínio, tem duplo comando de válvulas, é 16 válvulas e tem comando variável de válvulas. É tecnicamente um motor muito superior à concorrência. Só peca por ser 1.5 ao invés de ser 1.8.

    ResponderExcluir
  4. Esse carro dispensa qualquer críticas negativas !!! foi considerado o carro mais bonito da feira do automóvel no seu designer. Carro completo com couro com um motor 1,5 16 v com 125 cv e ainda com economia no combustível e isso sem contar os 6 anos de garantia sem limite de kilometragem. Quer mais ? paga 60.000,00 70.000,00 só no nome das outra montadoras ! só lembrando a China virou potência numero 1 !!!

    ResponderExcluir