As 33 concessionárias da marca já começaram a receber o novíssimo Jaguar XE, modelo mais acessível da marca lançado esta semana em São Paulo. O XE virá em 4 versões, sendo 3 delas com motor 2.0 Turbo com 240 cv e 34,7 kgfm entre 1.750 e 4.000 rpm, e a versão de topo equipada com o 3.0 V6 Supercharged de 340 cv e 45,9 kgfm a 4.500 rpm, e todas com tração traseira e câmbio automático ZF de 8 velocidades.
A cabine, como é tradicional em todo Jaguar, traz acabamento refinado e materiais nobres mesmo na versão mais em conta. 5 passageiros viajam com conforto, graças às dimensões generosas do carro: são 4,67m de comprimento, 1,85m de largura, 1,42m de altura e 2,83m de entre-eixos. As linhas esguias remetem, segundo a marca, ao lendário Mark II e trazem o menor coeficiente de penetração aerodinâmica já obtido em um modelo Jaguar: 0,26.
O novo Jaguar XE foi desenvolvido com extenso uso de alumínio em sua estrutura. No monobloco, o mais rígido que a Jaguar já construiu, o material chega a 75% de utilização e processo de montagem é completado com a combinação de metal de alta resistência e magnésio. A suspensão, por sua vez, traz os sistemas Double Wishbone na dianteira e Integral Link, construída em grande parte em alumínio, na traseira. Para melhorar a dirigibilidade o sedã conta com direção eletricamente assistida (EPAS), freios de alta performance com discos de 325 a 350mm na dianteira e 325mm na traseira, e Torque Vectoring, sistema eletrônico que permite a melhor distribuição de torque entre as rodas em situações de curvas.
Dentre as novas tecnologias disponíveis no Jaguar XE estão o All-Surface Progress Control e o Head-up Display com projeção a laser. O primeiro é um sistema de gerenciamento de tração ativado pelos botões de controle de cruzeiro no volante que funciona entre 3,6 e 30 km/h e dá ao sedã a capacidade de manter a aderência em terrenos escorregadios, como grama molhada ou vias sujas de barro, sem que o motorista precise pisar nos pedais. O segundo permite projeções de imagens muito mais nítidas no para-brisas, com alto contraste em cores e informações como velocidade, marcha atual e GPS. Também é inédito o sistema inControl Touch de entretenimento com tela touch-screen de 8 polegadas.
A primeira versão do catálogo do novo Jaguar SE é a 2.0 Si4 Pure, que custa R$ 169.900,00 e vem equipada com bancos em couro Luxtec, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em Black Piano e detalhes contrastantes, sistema Stop/Start, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis Xenon com luzes diurnas em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, GPS, sistema de som Jaguar com 6 alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro. Acima desta vem a 2.0 Si4 Pure Tech, por R$ 177.000,00 e que traz a mais teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento e limpadores de para-brisa automáticos com sensor de chuva.
Em seguida chega a 2.0 Si4 R-Sport por R$ 199.900,00. Além dos emblemas "R-Sport" encontrados em vários lugares do carro e do body kit exclusivo, com saias laterais, para-choques diferenciados e aerofólio traseiro, a versão traz suspensão recalibrada para mais dinamismo na condução, bancos esportivos revestidos em couro Taurus com opções bicolores, faróis de Xenon adaptativos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e do passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente e rodas aro 18” na cor preta, com opção da cor prata.
Topo-de-linha da gama Jaguar XE é a versão S, que tem preço sugerido de R$ 299.000,00. O motor 3.0 V6 Supercharged é exclusivo desta, bem como paddle-shifts atrás do volante para trocas sequenciais e sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis. Fazem parte ainda do pacote de itens de série bancos esportivos revestidos em couro Taurus e Alcântara (ou opção inteiramente em couro), soleiras das portas com a inscrição “S”, pedais em alumínio, forro do teto na cor preta, para-choque dianteiro com entradas de ar maiores, pinças de freio na cor vermelha, rodas em liga leve com aro de 19 polegadas, Head-Up Display com tecnologia a laser, Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário