“Vale a pena?” – perguntou-me ontem um
senhor sobre o JAC J3 Turin no estacionamento de um shopping em São Paulo. Pela
regularidade e bom comportamento durante esses primeiros 9 dias de teste, eu
diria que sim. Pelas falhas de projeto e detalhes que poderiam ter tido mais
atenção por parte da JAC, eu diria que não.
Para não
entediar, então, aquele senhor com uma resposta gigantesca e cheia de detalhes técnicos
(que seria mais completa e esclarecedora, mas nem por isso mais apropriada para
o momento), simplesmente entreguei a ele meu cartão e pedi que acessasse o blog para conferir este Dossiê de Sedãs
Pequenos. O J3 Turin tem uma concorrência abrangente e competitiva; vale conferir o que cada modelo tem a oferecer para fazer uma comparação justa.
Este dossiê tem como referência única o preço e os equipamentos de série, tendo como
base o valor cobrado pelo J3 Turin: R$
36.990,00. Não será levada em conta, apesar de informada, a garantia, já que os 6 anos do sedã da
JAC são bem superiores a qualquer outro modelo do segmento. A proposta é verificar o que se pode comprar com o valor cobrado pela JAC Motors pelo sedanzinho.
Os
Improváveis
Dois dos
concorrentes do J3 Turin são apenas coadjuvantes no mercado nacional. O Peugeot 207 Passion e o Renault Symbol têm design controverso e
vendas acanhadas, mas apresentam qualidades.
O 207 Passion XR S é a versão da linha que tem perfil mais próximo ao do J3 Turin, inclusive com
espaço interno parecido (2,44 m de entre-eixos, 1,67 m de largura, 1,45 m de
altura). Ainda há uma versão mais barata (XR, R$ 34.424,00), mas que traz
somente o básico: ar condicionado, direção hidráulica com coluna regulável em
altura, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros. Adicione vidros
elétricos nas portas traseiras, retrovisores elétricos, rodas de liga leve com
aro 14, faróis de neblina, sensores crepuscular e de chuva e computador de
bordo e o preço sobe até os R$ 38.147,00.
O motor é 1.4 flex e gera até 82 cv e 12,85 kgfm de torque. Perde do sedã
chinês no desempenho e na ausência de ABS, airbags ou sistema de som, mas ganha
pelo computador de bordo e pela regulagem de altura do banco do motorista. A
garantia é de 1 ano.
Já o Symbol Expression é, na Renault, o carro mais próximo ao sedanzinho da JAC. Seu
motor é 1.6 16v flex, que gera até 115 cv e 16 kgfm de torque. De série a versão
traz, pelo preço de R$ 37.310,00, ar
condicionado, direção hidráulica com coluna ajustável em altura, vidros
elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo e airbag duplo. Quanto
aos equipamentos, o Renault fica bem para trás – a não ser pelo computador de
bordo. Mas o Symbol ganha em desempenho, porta-malas e espaço interno (2,47 m
de entre-eixos, 1,67 m de largura, 1,44 m de altura). A garantia é de 3 anos.
Os Lutadores
É com as 4
grandes que o JAC J3 Turin realmente quer briga: Chevrolet Prisma 1.4, Fiat
Siena EL 1.4, Ford Fiesta Sedan 1.6
e Volkswagen Voyage 1.6 têm
dimensões semelhantes, desempenho parelho e mesmo posicionamento no mercado.
O Prisma está
contando os dias para a aposentadoria, dada a grande renovação da linha
Chevrolet no Brasil. Mas quem não se importa muito com isso pode levar um sedã
ágil (motor 1.4 flex, até 97 cv e 13,7 kgfm), barato de manter e de fácil
liquidez. Porém, não espere levar muito mais que isso: o preço de R$ 33.674,00 cobrado pelo Prisma
completo abrange somente ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos
dianteiros, travas elétricas e alarme. Há pouco espaço interno (2,44 m de
entre-eixos, 1,64 m de largura, 1,46 m de altura). A garantia é de 1 ano.
O Siena EL 1.4, recentemente remodelado, é a alternativa da Fiat para os compradores que não querem sair da marca, mas
ainda não têm poder aquisitivo para migrar para o Grand Siena. Porém, enquanto
o preço de entrada contempla um carro extremamente básico, colocar equipamentos
ao nível do J3 Turin leva seu preço para R$
39.554,00 – um paradoxo. Neste caso, é melhor levar o modelo novo. O motor
1.4 (flex, até 86 cv e 12,5 kgfm) tem desempenho modesto, mas é econômico e
fácil de manter. O espaço interno, porém, é deficiente (2,37 m de entre-eixos,
1,64 m de largura, 1,42 m de altura) e a estabilidade deixa a desejar. A
garantia é de 1 ano.
A Ford tem
no J3 Turin um forte concorrente para o Fiesta Sedan 1.6. Por isso, tem sucessivamente
lançado promoções para o modelo completo, incluindo airbag duplo e ABS. No site
da marca, porém, o valor cobrado pelo carro completo é um pouco superior ao do
sedã chinês: R$ 39.650,00. Pelos
reais a mais você leva bom desempenho (motor 1.6 flex, até 107 cv e 15,3 kgfm),
ótima dirigibilidade, mais espaço interno (2,49 de entre-eixos, 1,67 de
largura, 1,45 de altura), porta-malas maior, computador de bordo e um sistema
de som mais completo. A garantia é de 1 ano.
O Voyage 1.6
também apresenta dimensões internas semelhantes às do J3 Turin, apesar do
entre-eixos ligeiramente maior (2,46 m de entre-eixos, 1,66 m de largura, 1,46
m de altura). Mas o sedanzinho da Volkswagen é um carro caro. Por valor
semelhante ao do J3 Turin (e ainda maior, R$
37.126,00) você leva um Voyage com ar condicionado, e só. O desempenho é muito
bom, com torque de sobra desde 2.500 giros (motor 1.6 flex, até 104 cv e 15,6
kgfm), com câmbio e dirigibilidade ainda sendo referências no segmento. Mesmo
assim, é muito pouco. A garantia é de 1 ano.
Os
Gigantes
Se antes o Renault Logan era único representante
do que hoje se chama de “sedãs compacto-médios”, não é mais assim: Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena 1.4 e Nissan
Versa tornaram a briga muito mais acirrada. E querendo ou não, o J3 Turin
acaba entrando nesse embate quando consumidores de estatura média e que não
precisam tanto de espaço percebem que podem levar um carro mais completo por
preço menor.
O Cobalt
substituiu o Corsa Sedan e o Astra Sedan de uma tacada só. Suas dimensões e,
por consequência, seu espaço interno (2,62 m de entre-eixos, 1,73 m de largura,
1,51 m de altura) pode ser comparado ao do extinto Vectra. Mas o motor é
pequeno para o porte do sedã: o 1.4 flex gera até 102 cv e 13 kgfm, mas não faz
milagre. O pacote mais em conta (LS), que traz preço mais próximo ao do J3
Turin (R$ 37.759,00), traz como
equipamentos de série direção hidráulica, ar condicionado e travas elétricas.
Muito espaço, sem dúvida, mas às custas da frugalidade de equipamentos e
desempenho morno. A garantia é de 1 ano.
O Grand Siena traz um pacote de entrada interessante. Direção hidráulica, vidros
elétricos dianteiros, travas elétricas, banco regulável em altura, alarme,
computador de bordo, airbag duplo e ABS são de série na versão Attractive 1.4
(flex, até 88 cv e 12,5 kgfm), que custa R$
36.000,00 e tem desempenho fraco. O espaço interno, porém, é bom: 2,51 m de
entre-eixos, 1,67 m de largura, 1,51 m de altura. Ainda que não possa ser
comparado ao J3 Turin no nível de equipamentos, é uma alternativa melhor que o
Cobalt neste patamar de preço. A garantia é de 1 ano.
O Versa é o
novo queridinho do segmento – e até de outros. O espaço interno é
surpreendente: ainda que não tenha a maior largura, o aproveitamento do banco
traseiro é surpreendente até para pessoas de grande estatura (2,60 m de
entre-eixos, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura). O desempenho também
surpreende, graças ao motor 1.6 16v flex que gera até 111 cv e 15,1 kgfm. A
versão que mais se aproxima do J3 Turin em preço é a SV, que por R$ 38.490,00 traz ar condicionado,
direção elétrica com coluna regulável em altura, vidros, travas e retrovisores
elétricos, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, airbag
duplo, alarme, 3 cintos de segurança traseiros de 3 pontos, sistema Isofix® e
CD/MP3 player com entrada auxiliar e conexão para iPod. Fica devendo o ABS com
EBD e detalhes como rodas de liga ou faróis de neblina, mas sem dúvida é um
ótimo pacote: equipamentos, espaço e desempenho. A garantia é de 3 anos.
O Logan
continua sendo uma boa opção, especialmente porque já é um produto conhecido. Por
R$ 38.900,00 é possível levar um
Logan (Expression) com um pacote tão interessante quanto o do J3 Turin: ar condicionado,
direção hidráulica com regulagem de altura, vidros, travas e retrovisores
elétricos, banco do motorista regulável em altura, computador de bordo, CD/MP3
player com entrada USB, para iPod, auxiliar, Bluetooth® e comandos na coluna de
direção, alarme, faróis de neblina, rodas de liga com aro 15, airbag duplo, ABS
e volante revestido em couro. O motor 1.6 flex gera até 95 cv e 14,1 kgfm e faz
o Logan ter desempenho parecido com o do Turin. Mas ele supera o chinês em
espaço: são 2,63 de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,53 m de altura, ainda as
maiores medidas do segmento. A garantia é de 3 anos.
Vai ficar
mais fácil para aquele senhor do estacionamento saber se o J3 Turin realmente
vale a pena, se é um carro adequado às suas necessidades. Em tempo: até agora
ele tem se comportado muito bem, faça chuva ou faça sol, no frio de São Paulo
ou no calor de Belo Horizonte. Está sujo, mas se prepara para ficar imundo. Amanhã
é dia de uma nova viagem.
Acredito que a concorrencia é pesada para o Turim, da Jac. Mas continua sendo uma boa opção, com um bom custo x beneficio. A garantia de 6 anos da uma boa ajuda... Ainda assim, só no test drive para saber qual deles é o melhor. Afinal, cada condutor tem um jeito de levar.
ResponderExcluirTurim... muito ruim.
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