quarta-feira, 11 de julho de 2012

J3 TURIN E OS OUTROS




Vale a pena?” – perguntou-me ontem um senhor sobre o JAC J3 Turin no estacionamento de um shopping em São Paulo. Pela regularidade e bom comportamento durante esses primeiros 9 dias de teste, eu diria que sim. Pelas falhas de projeto e detalhes que poderiam ter tido mais atenção por parte da JAC, eu diria que não.

Para não entediar, então, aquele senhor com uma resposta gigantesca e cheia de detalhes técnicos (que seria mais completa e esclarecedora, mas nem por isso mais apropriada para o momento), simplesmente entreguei a ele meu cartão e pedi que acessasse o blog para conferir este Dossiê de Sedãs Pequenos. O J3 Turin tem uma concorrência abrangente e competitiva; vale conferir o que cada modelo tem a oferecer para fazer uma comparação justa.


Este dossiê tem como referência única o preço e os equipamentos de série, tendo como base o valor cobrado pelo J3 Turin: R$ 36.990,00. Não será levada em conta, apesar de informada, a garantia, já que os 6 anos do sedã da JAC são bem superiores a qualquer outro modelo do segmento. A proposta é verificar o que se pode comprar com o valor cobrado pela JAC Motors pelo sedanzinho.

Os Improváveis

Dois dos concorrentes do J3 Turin são apenas coadjuvantes no mercado nacional. O Peugeot 207 Passion e o Renault Symbol têm design controverso e vendas acanhadas, mas apresentam qualidades.


O 207 Passion XR S é a versão da linha que tem perfil mais próximo ao do J3 Turin, inclusive com espaço interno parecido (2,44 m de entre-eixos, 1,67 m de largura, 1,45 m de altura). Ainda há uma versão mais barata (XR, R$ 34.424,00), mas que traz somente o básico: ar condicionado, direção hidráulica com coluna regulável em altura, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros. Adicione vidros elétricos nas portas traseiras, retrovisores elétricos, rodas de liga leve com aro 14, faróis de neblina, sensores crepuscular e de chuva e computador de bordo e o preço sobe até os R$ 38.147,00. O motor é 1.4 flex e gera até 82 cv e 12,85 kgfm de torque. Perde do sedã chinês no desempenho e na ausência de ABS, airbags ou sistema de som, mas ganha pelo computador de bordo e pela regulagem de altura do banco do motorista. A garantia é de 1 ano.


Já o Symbol Expression é, na Renault, o carro mais próximo ao sedanzinho da JAC. Seu motor é 1.6 16v flex, que gera até 115 cv e 16 kgfm de torque. De série a versão traz, pelo preço de R$ 37.310,00, ar condicionado, direção hidráulica com coluna ajustável em altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo e airbag duplo. Quanto aos equipamentos, o Renault fica bem para trás – a não ser pelo computador de bordo. Mas o Symbol ganha em desempenho, porta-malas e espaço interno (2,47 m de entre-eixos, 1,67 m de largura, 1,44 m de altura). A garantia é de 3 anos.

Os Lutadores

É com as 4 grandes que o JAC J3 Turin realmente quer briga: Chevrolet Prisma 1.4, Fiat Siena EL 1.4, Ford Fiesta Sedan 1.6 e Volkswagen Voyage 1.6 têm dimensões semelhantes, desempenho parelho e mesmo posicionamento no mercado.


O Prisma está contando os dias para a aposentadoria, dada a grande renovação da linha Chevrolet no Brasil. Mas quem não se importa muito com isso pode levar um sedã ágil (motor 1.4 flex, até 97 cv e 13,7 kgfm), barato de manter e de fácil liquidez. Porém, não espere levar muito mais que isso: o preço de R$ 33.674,00 cobrado pelo Prisma completo abrange somente ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e alarme. Há pouco espaço interno (2,44 m de entre-eixos, 1,64 m de largura, 1,46 m de altura). A garantia é de 1 ano.


O Siena EL 1.4, recentemente remodelado, é a alternativa da Fiat para os compradores que não querem sair da marca, mas ainda não têm poder aquisitivo para migrar para o Grand Siena. Porém, enquanto o preço de entrada contempla um carro extremamente básico, colocar equipamentos ao nível do J3 Turin leva seu preço para R$ 39.554,00 – um paradoxo. Neste caso, é melhor levar o modelo novo. O motor 1.4 (flex, até 86 cv e 12,5 kgfm) tem desempenho modesto, mas é econômico e fácil de manter. O espaço interno, porém, é deficiente (2,37 m de entre-eixos, 1,64 m de largura, 1,42 m de altura) e a estabilidade deixa a desejar. A garantia é de 1 ano.


A Ford tem no J3 Turin um forte concorrente para o Fiesta Sedan 1.6. Por isso, tem sucessivamente lançado promoções para o modelo completo, incluindo airbag duplo e ABS. No site da marca, porém, o valor cobrado pelo carro completo é um pouco superior ao do sedã chinês: R$ 39.650,00. Pelos reais a mais você leva bom desempenho (motor 1.6 flex, até 107 cv e 15,3 kgfm), ótima dirigibilidade, mais espaço interno (2,49 de entre-eixos, 1,67 de largura, 1,45 de altura), porta-malas maior, computador de bordo e um sistema de som mais completo. A garantia é de 1 ano.


O Voyage 1.6 também apresenta dimensões internas semelhantes às do J3 Turin, apesar do entre-eixos ligeiramente maior (2,46 m de entre-eixos, 1,66 m de largura, 1,46 m de altura). Mas o sedanzinho da Volkswagen é um carro caro. Por valor semelhante ao do J3 Turin (e ainda maior, R$ 37.126,00) você leva um Voyage com ar condicionado, e só. O desempenho é muito bom, com torque de sobra desde 2.500 giros (motor 1.6 flex, até 104 cv e 15,6 kgfm), com câmbio e dirigibilidade ainda sendo referências no segmento. Mesmo assim, é muito pouco. A garantia é de 1 ano.

Os Gigantes

Se antes o Renault Logan era único representante do que hoje se chama de “sedãs compacto-médios”, não é mais assim: Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena 1.4 e Nissan Versa tornaram a briga muito mais acirrada. E querendo ou não, o J3 Turin acaba entrando nesse embate quando consumidores de estatura média e que não precisam tanto de espaço percebem que podem levar um carro mais completo por preço menor.


O Cobalt substituiu o Corsa Sedan e o Astra Sedan de uma tacada só. Suas dimensões e, por consequência, seu espaço interno (2,62 m de entre-eixos, 1,73 m de largura, 1,51 m de altura) pode ser comparado ao do extinto Vectra. Mas o motor é pequeno para o porte do sedã: o 1.4 flex gera até 102 cv e 13 kgfm, mas não faz milagre. O pacote mais em conta (LS), que traz preço mais próximo ao do J3 Turin (R$ 37.759,00), traz como equipamentos de série direção hidráulica, ar condicionado e travas elétricas. Muito espaço, sem dúvida, mas às custas da frugalidade de equipamentos e desempenho morno. A garantia é de 1 ano.


O Grand Siena traz um pacote de entrada interessante. Direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, banco regulável em altura, alarme, computador de bordo, airbag duplo e ABS são de série na versão Attractive 1.4 (flex, até 88 cv e 12,5 kgfm), que custa R$ 36.000,00 e tem desempenho fraco. O espaço interno, porém, é bom: 2,51 m de entre-eixos, 1,67 m de largura, 1,51 m de altura. Ainda que não possa ser comparado ao J3 Turin no nível de equipamentos, é uma alternativa melhor que o Cobalt neste patamar de preço. A garantia é de 1 ano.


O Versa é o novo queridinho do segmento – e até de outros. O espaço interno é surpreendente: ainda que não tenha a maior largura, o aproveitamento do banco traseiro é surpreendente até para pessoas de grande estatura (2,60 m de entre-eixos, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura). O desempenho também surpreende, graças ao motor 1.6 16v flex que gera até 111 cv e 15,1 kgfm. A versão que mais se aproxima do J3 Turin em preço é a SV, que por R$ 38.490,00 traz ar condicionado, direção elétrica com coluna regulável em altura, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, airbag duplo, alarme, 3 cintos de segurança traseiros de 3 pontos, sistema Isofix® e CD/MP3 player com entrada auxiliar e conexão para iPod. Fica devendo o ABS com EBD e detalhes como rodas de liga ou faróis de neblina, mas sem dúvida é um ótimo pacote: equipamentos, espaço e desempenho. A garantia é de 3 anos.


O Logan continua sendo uma boa opção, especialmente porque já é um produto conhecido. Por R$ 38.900,00 é possível levar um Logan (Expression) com um pacote tão interessante quanto o do J3 Turin: ar condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros, travas e retrovisores elétricos, banco do motorista regulável em altura, computador de bordo, CD/MP3 player com entrada USB, para iPod, auxiliar, Bluetooth® e comandos na coluna de direção, alarme, faróis de neblina, rodas de liga com aro 15, airbag duplo, ABS e volante revestido em couro. O motor 1.6 flex gera até 95 cv e 14,1 kgfm e faz o Logan ter desempenho parecido com o do Turin. Mas ele supera o chinês em espaço: são 2,63 de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,53 m de altura, ainda as maiores medidas do segmento. A garantia é de 3 anos.

Vai ficar mais fácil para aquele senhor do estacionamento saber se o J3 Turin realmente vale a pena, se é um carro adequado às suas necessidades. Em tempo: até agora ele tem se comportado muito bem, faça chuva ou faça sol, no frio de São Paulo ou no calor de Belo Horizonte. Está sujo, mas se prepara para ficar imundo. Amanhã é dia de uma nova viagem.

2 comentários:

  1. Acredito que a concorrencia é pesada para o Turim, da Jac. Mas continua sendo uma boa opção, com um bom custo x beneficio. A garantia de 6 anos da uma boa ajuda... Ainda assim, só no test drive para saber qual deles é o melhor. Afinal, cada condutor tem um jeito de levar.

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