quarta-feira, 25 de julho de 2012

JAC J3 TURIN E A DESPEDIDA



Exatos 4.013 quilômetros depois, o JAC J3 Turin voltou à sua casa na sede da JAC Motors em São Paulo. Na mesma medida que surpreendeu em alguns aspectos, decepcionou em outros.






Principais vantagens do J3 Turin:
- Excelente desempenho em relação à cilindrada. O sedã é ágil na cidade e transmite segurança na estrada.
- Economia de combustível. A média de consumo geral ficou em 13,92 km/l, medida predominantemente na estrada, com o carro sempre lotado de gente e bagagem (exceção à viagem de Campinas a Belo Horizonte, quando viajou só com o motorista). A revista Quatro Rodas, num comparativo em maio do ano passado, aferiu consumo urbano de 11,2 km/l e rodoviário de 15,2 km/l.
- Suspensão moderna e confortável. Mesmo cheio, o Turin jamais deixou de proporcionar conforto aos seus ocupantes, mesmo no banco traseiro. Ao enfrentar trechos de estradas precárias ou até de terra, o J3 surpreendeu, mostrando robustez. O bom curso de molas e amortecedores também impediu pancadas secas, apesar de estes permitirem uma inclinação maior que o esperado nas curvas.
- Grande quantidade de itens de série e destaque para mimos como o ajuste de altura dos faróis e o tapetinho de borracha no fundo do porta-copos dianteiro - coisas que até alguns sedãs de segmentos superiores não têm.
- Palhetas flat-blade com regulagem de intermitência dos limpadores.





Principais desvantagens do J3 Turin:
- Nível de ruído um pouco alto. O barulho metálico do motor é até agradável, mas falta revestimento acústico. Na estrada, cansa um pouco.
- Pouco espaço interno. A distância entre-eixos é pequena e o carro é estreito, o que prejudica, por exemplo, a acomodação de cadeirinhas infantis no banco traseiro com os dianteiros totalmente recuados.
- Porta-malas pequeno. São apenas 380 litros aferidos, um dos menores do segmento. As articulações da tampa também são grandes, o que reduz ainda mais o espaço. Ali, só uma mala média, 2 pequenas e outros volumes pequenos que possam ser amassados encontram espaço.
- Detalhes de projeto, como o volante fino, os controles trocados dos retrovisores externos e o sistema de som simples. O condutor até se acostuma, mas não deixam de ser incômodos.
- Revestimento de tecido dos bancos. Estes retém muita sujeira e são difíceis de limpar. Da mesma forma, os tapetes de carpete não se mostram muito adequados para quem tem crianças pequenas.
- Estepe difícil de ser calibrado, porque fica voltado para baixo.





Outros detalhes percebidos durante o teste, que poderiam ser arrumados numa revisão em qualquer concessionária e não denotam, a princípio, falhas de projeto:
- A suspensão traseira apresentou barulho ao passar por irregularidades, especialmente com o carro cheio.
- A embreagem passou a ranger no fim do teste, mais ainda em marcha-a-ré.
- O marcador de combustível deixou de funcionar uma vez, voltando ao normal aos poucos em seguida.
- Primeira e segunda marchas eram bem difíceis de engatar com o carro frio.
- A tampa do porta-luvas estava desalinhada desde o início do teste.
- Faltava um alto-falante atrás.





No final das contas, o J3 Turin se mostrou um sedã bem acertado para o que propõe. Em resumo: carro racional para quem tem dinheiro contado e espera o máximo em custo x benefício. Excelente para famílias de pequena estatura e sem tantos volumes para carregar no porta-malas, que espera desempenho satisfatório na cidade e na estrada, economia de combustível e conforto de rodagem. Pelo menos até o dia 31 de agosto, quando o IPI voltará a ser integralmente cobrado, o preço sugerido para o JAC J3 Turin é de R$ 36.990,00, sem os bancos de couro (que são dados como cortesia em muitas concessionárias) e a pintura metálica. Para uma comparação mais detalhada, leia o dossiê que preparamos para sua consulta.

6 comentários:

  1. Com um pouco mais de esmero, a JAC construiria um forte concorrente na categoria, algo para entrar em um TOP 3. Ao menos é o que a avaliação me sugestionou.
    Parabéns pela avaliação, o site é ótimo!

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  2. Tenho um j3 com 30k km que apresenta alguns ruidos de forracao interna. Espero que os novos modelos venham melhores. Ele e bastante economico na estrada e tem um desempenho muito satisfatorio.

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    1. Olá Felis! Tudo bem? Estou pensando em adquirir um J3 Turin 2012, você recomenda? Ainda não tive a oportunidade de fazer um test-drive.
      Vejo muita gente falando mal, outras falando bem... me parece que, o fator sorte é definitivo na aquisição do carro.
      Lí muito que os donos do J3 visitam a consercionária assiduamente devido à problemas elétricos, isso ocorre com você? O J3 Turin tem boa arrancada na hora de subir ladeiras? Qual consumo ele faz na cidade (sem o ar ligado)? Qual consumo ele faz na estrada (sem o ar ligado)?
      Você numa outra oportunidade, compraria o J3 novamente?
      Gostaria das suas respostas, pois elas irão me auxiliar em minha decisão. Abraço.

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  3. Oi Márcio tudo bem ? Pode comprar sim eu tenho um J3 e recomendo. O meu esta com 24000 km e não me deu problemas nenhum, minha cidade é cheia de buracos até que ele esta aguentando os solavancos é um carro forte. Ele anda bem, em alto giro acima dos 3.500 ele fica um foguetinho. Na cidade ele esta fazendo uns 10 km/l e na estrada ele faz um 12 km/l a 120 - 130 km/h com ar ligado. Estou esperando a versão renovada do J3 e vou comprar. Adoro o carro, eu sugiro que compre. Abraços.

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    1. Também tenho um J3 S O ultmo modelo , muito bom , rodo muito, e também assim que sair um novo modelo eu compro, como comentei tenho carro pra usar, depois não importo com a revenda, pra mim importa o quanto ele foi útil e não me deu problema

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  4. Tenho um J3 Turim S, recomendo , ótimo carro, para usar não pode pensar em revenda, muito desvalorizado, eu compro carro pra usar não penso em revenda

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